A abelha é um inseto com grande importância económica e ecológica, pertencente à família Apideae. Este inseto é responsável pela polinização de diversas espécies, inclusive agrícolas.
A abelha-do-mel encontra-se dispersa um pouco por todo o mundo. Relativamente à sua morfologia, a abelha tem o corpo divido de forma bem marcada em cabeça, toráx e abdómen.
(1) Cabeça; (2) Toráx; (3) Abdómen
A abelha é uma espécie diurna, focando a sua atividade por procura de alimento e atividade na colmeia durante o dia. Alimenta-se de pólen, néctar e mel.
Os seus hábitos alimentares tornam-na uma espécie polinizadora extremamente importante. Está presente em locais com abundância de flores como terrenos agrícolas, prados, jardins, entre outros.
Naturalmente, as colmeias são construídas em locais como em árvores ou pequenas cavidades. Estes insetos possuem uma organização estupenda dentro da colmeia, sendo constituída por:
Rainha: responsável pela postura de ovos fecundados e organização da colónia (existe apenas uma);
Obreiras: força de trabalho;
Zangões: função meramente reprodutiva.
Importância ecológica
Responsável pela polinização de espécies vegetais, contribuindo para a reprodução e continuidade das culturas agrícolas e, consequentemente, produção de alimentos.
Importância económica
Através da sua atividade, é possível obter vários produtos importantes para alimentação e atividade humana (cosméticos e uso medicinal), entre os quais:
- Mel;
- Pólen;
- Própolis;
- Cera;
- Geleia real.
As abelhas são ameaçadas por predadores como a vespa-asiática e uso de químicos como fitofármacos. A redução das populações de vespa-asiática e do uso de fitofármacos, bem como a criação de faixas ecológicas são medidas que podem ajudar a proteger a abelha!
Conhecia a importância ecológica e económica da abelha-do-mel?