O GPS (Sistema de Posicionamento Global) é um sistema de posicionamento criado pelos EUA, que permite determinar a localização de qualquer objeto equipado com este tipo de sistema.
Existem outros sistemas, contudo, menos difundidos:
- Glonass;
- Galileo;
- Compass.
Os recetores de GPS recebem os sinais rádio provenientes da rede de satélites e convertem essa informação em coordenadas, tempo, deslocamento e velocidade.
O GPS é a base da maior parte dos sistemas de Agricultura de Precisão utilizados.
Na agricultura permitem:
1. Mapeamento dos terrenos e das culturas:
Georreferenciar limites de terrenos, desenhar mapas e aferir com exatidão área de cultivo.
2. Controlo da utilização de maquinaria:
Localização, monitorização e controlo da utilização de tratores e alfaias. Informação pode ser usada para calendarizar manutenções e reparações, assim como avaliar a performance dos equipamentos e tratoristas.
3. Redução de impactos ambientais:
Aliado a outros instrumentos, o GPS permite a aplicação de fertilizantes e fitofármacos nos locais de maior necessidade, reduzindo-se a sua aplicação.
4. Melhoria do rendimento:
Planeamento de trajetórias eficientes, autonomia na condução, aplicação eficiente de recursos (menos custos e maior eficiência).
A utilização deste tipo de tecnologia é recomendada sempre que haja benefício económico da sua utilização e haja pessoal qualificado para tirar proveito e potencializar as suas funcionalidades.
Figura: Plantação de pistácio por GPS
Já conhecia esta tecnologia de Agricultura de Precisão?
Conte-nos nos comentários!