Na agricultura, o acompanhamento do desenvolvimento das culturas é essencial. Geralmente a tarefa é realizada de forma visual, no entanto pode-se tornar um processo exaustivo, especialmente em grandes áreas. Para dar resposta a esta dificuldade, surge o NDVI.
O NDVI refere-se ao índice de vegetação por diferença normalizada e é o resultado da reflecção e absorção dos vários comprimentos de onda que ocorre na estrutura celular das folhas, que se altera consoante a sua sanidade.
A vegetação saudável têm um valor característico de NDVI que é calculado através da captação de duas faixas de radiação: o vermelho visível (RED) e o infravermelho próximo (NIR), resultando no seguinte cálculo:
Este cálculo resulta num número entre -1 e 1, de onde poderemos retirar as seguintes conclusões:
Fonte: Eos data analytics
Plantas menos saudáveis absorvem mais NIR, levando a que o valor seja mais baixo. No entanto, é necessário ter em conta a geografia do local, pois objetos inanimados como água, pedras, neve e nuvens dão origem a valores negativos.
A imagem que vemos na plataforma utilizada para análise dos valores de NDVI poderá assemelhar-se a esta:
Fonte: João Fowler
Posto isto, podemos utilizar o NDVI na agricultura aplicando-o de várias formas, nomeadamente:
- Mapeamento da exploração;
- Monitorização da fitossanidade;
- Deteção de infestantes.
Esta ferramenta não dispensa a deslocação do produtor ou do técnico ao campo, no entanto permite tornar a monitorização mais completa e precisar as áreas em que existe uma maior necessidade de controlo.
Já conhecia esta tecnologia de Agricultura de Precisão?
Conte-nos nos comentários!