A atividade apícola permite a obtenção de uma grande diversidade de produtos de qualidade com propriedades benéficas à saúde humana. Estes produtos estão a ser cada vez mais alvo de reconhecimento que contribui para valorização da atividade apícola e das abelhas.
Os principais produtos apícolas gerados através da apicultura são:
- Mel;
- Pólen;
- Cera;
- Própolis;
- Geleia real.
Mel
É o produto mais conhecido e consiste numa substância açucarada produzida pela abelha Apis mellifera.
Fonte: Mel
Pólen
É resultado da aglutinação de pólen das flores pelas abelhas com a ajuda de néctar e de substâncias salivares. É rico em proteínas e vitaminas, sendo cada vez mais introduzido na alimentação humana.
Figura: Pólen
Cera
É produzida pelas obreiras jovens para construir favos, sendo utilizada sobretudo pelo apicultor nas colmeias. Atualmente, a cera é cada vez mais usada na indústria e na cosmética (produção de cremes e fixação de perfumes).
Figura: Cera. Mikley, F. (2005)
Figura: Cosméticos e produtos higiénicos
Própolis
Consiste numa substância resinosa produzida pelas plantas que são recolhidas pelas abelhas, à qual adicionam secreções glandulares. É fundamental na colmeia para:
- Selagem;
- Revestimento e desinfeção dos favos;
- Mumificação de insetos que entrem no interior da colmeia e não consigam ser retirados pelas abelhas.
Este produto tem propriedades fungicidas, antibióticas e bactericidas, sendo cada vez mais estudado pela indústria farmacêutica, da cosmética e das madeiras, na medicina humana e veterinária.
Fonte: Própolis. Extensionaus.com.au
Geleia real
É composta essencialmente por pólen, água e néctar, sendo produzida por obreiras de 4 a 11 dias de idade. Na colmeia é usada na alimentação de futuras rainhas e na fase inicial das larvas de obreiras e zangões. Para o ser humano tem benefícios a nível do aumento da vitalidade, longevidade, resistência ao frio e melhoria da composição do sangue.
Fonte: Geleia real. Waugsberg (2008)
Veneno
Utilizado pelas abelhas como uma forma de defesa, para o homem tem importância ao nível da saúde, nomeadamente na cura de reumatismos e artrites, e também na dessensibilização à picada das abelhas.
Fonte: Picada de abelha. Hadi (1999)
O aproveitamento racional de todos os produtos que a colmeia disponibiliza permite aumentar a rentabilidade da atividade apícola ao mesmo que promove o reconhecimento da importância das abelhas não só para o ecossistema, mas também para a produção de produtos benéficos e de qualidade para o homem.
Conhecia todos estes produtos resultantes da atividade apícola?
Conte-nos nos comentários.