É notório que a população atual é cada vez mais preocupada relativamente à Segurança Alimentar e à Sustentabilidade Ambiental, incutindo no mercado a necessidade de apresentar uma solução para estas preocupações.
Associado ao aumento das exigências da população, a legislação europeia torna-se cada vez mais rigorosa relativamente ao uso de fitofármacos. É neste sentido que a agricultura Resíduo Zero foi desenvolvida. É uma agricultura tecnicamente avançada que se baseia na racionalização do uso de fitofármacos.
O Resíduo Zero é um sistema de produção agrícola certificável que combina o uso de fitofármacos de origem química e biológica, com o objetivo de obter um produto livre de resíduos e pesticidas residuais.
Apesar de serem utilizados fitofármacos em alguma fase do processo produtivo, garante que os produtos chegam à loja com resíduos abaixo dos limites legais.
A adoção deste conceito leva a que a exploração seja mais sustentável porque consome menos recursos, tem uma pegada carbónica menor e promove a biodiversidade devido à seleção mais criteriosa dos fitofármacos.
A adoção deste conceito leva a que a exploração seja mais sustentável porque consome menos recursos, tem uma pegada carbónica menor e promove a biodiversidade devido à seleção mais criteriosa dos fitofármacos.
O desenvolvimento da Certificação Resíduo Zero tem como objetivos:
- Aumentar a confiança do consumidor;
- Produzir alimentos seguros;
- Garantir um alto nível de qualidade dos produtos;
- Respeitar o meio ambiente.
Para os produtores | Assumir um compromisso com a diferenciação, ou seja, posicionar os seus produtos com maior destaque em relação aos produtos convencionais. |
Inclui alternativas às muitas das ferramentas que desapareceram devido ao aumento do rigor legislativo. | |
Retalhista | Oferece garantia de segurança e confiabilidade. |
Em suma, a agricultura Resíduo Zero desafia os agricultores a reduzir o número de tratamentos fitossanitários e a adotar soluções registradas e certificadas. Consequentemente agrega valor ao seu produto.
Para obter a certificação Resíduo Zero deverá recorrer a uma das entidades certificadoras independentes.
Conhecia este conceito?
Partilhe connosco, nos comentários, se já o adotou na sua exploração!