O alho pertence à família das Liláceas, onde estão incluídas outras culturas conhecidas como a cebola, cebolinho, tulipa e orquídea.
Apesar de ser uma cultura conhecida no seio da saúde pelas suas propriedades benéficas ao organismo humano, o alho contém uma caraterística relacionada com o odor que pode auxiliar o pequeno agricultor na sua horta.
O odor caraterístico do alho resulta da presença de alicina, um óleo volátil sulfuroso. Este, em contacto com a enzima da aliniase presente nas células do alho, sofre alterações químicas levando ao tão conhecido cheiro.
Este odor, desagradável para o Homem, é insuportável para animais e insetos, levando a uma atuação repelente benéfica para o produtor.
Exemplos:
Estudos realizados com soluções à base de alho, quando aplicadas nas diferentes fases de desenvolvimento de insetos – ovo, larva e adulto – demonstraram que o alho contém propriedades acaricidas e inseticidas.
Alguns dos testes realizados foram sobre as principais pragas de culturas hortícolas:
- Pulgões;
- Gorgulho;
- Larva da Farinha;
- Mosca Branca.
Para criar uma receita simples, necessita de:
- 1L de água;
- 1 colher de chá de detergente da loiça;
- 1 dente de alho.
Na água deverá diluir o detergente e juntar o alho picado, pulverizando as plantas de seguida. Se necessário, repetir ao fim de dois dias.
Deverá ter cuidado na utilização destas misturas, pois o alho não é seletivo, podendo afetar de igual modo tanto as pragas como os auxiliares da cultura.
Já conhecia esta solução? Alguma vez experimentou?
Diga nos comentários!