A coruja-das-torres (Tyto alba) é uma ave de rapina cuja subsespécie T. alba alba ocorre em todo o território de Portugal continental, e por outro lado, a T. alba schmitzi distribui-se pelas ilhas da Madeira.
É uma ave considerada de porte médio, com cerca de 33 a 35 cm de comprimento, 85 a 93 cm de envergadura (largura com asas abertas), e um peso médio de 250 a 360g.
A sua face, em forma de coração, tem plumagem branca, e as asas varia entre uma colocação cinzenta a alaranjada. Durante o voo, sobressai a plumagem predominantemente branca.
Esta ave está muito bem adaptada à presença humana, sendo comum em zonas rurais. O habitat é influenciado pela disponibilidade de alimento, ou seja, pela densidade de presas.
Pode ser observada em Portugal durante todo o ano. Nidifica em cavidades, normalmente em árvores, fendas e fissuras em ravinas, antigos ninhos de outras espécies e edifícios como celeiros, torres de igrejas, entre outros.
Esta coruja é estritamente noturna. Durante o dia permanece no seu refúgio e à noite sai para caçar. A sua dieta consiste essencialmente em roedores, pequenas aves, sapos, cobras e invertebrados.
É devido à sua dieta que este animal é considerado um auxiliar na agricultura. É estimado que um casal caça cerca de 3 000 ratos de campo por ano.
Já conhecia esta ave auxiliar?
Conte-nos nos comentários.