No passado sábado, dia 21 de janeiro, decorreu o Curso Prático de Poda das Pomóideas em Alcobaça. Esta ação de formação está inserida no ciclo de formações presenciais sobre poda 2022/2023 promovidas pela AgroB Business School EV.
Estas visitas fazem parte de um conjunto de iniciativas promovidas pela AgroB em colaboração com diversas empresas e técnicos do setor com vista a aproximar interessados, iniciantes e produtores à realidade do setor, estimulando a partilha de experiências e networking.
Figura: O INIAV foi o ponto de partida para esta formação presencial sobre poda.
O Curso Prático de Poda das Pomóideas teve como ponto de encontro as instalações do INIAV – Pólo de Alcobaça. Nesta fase inicial, os Formandos e o Formador, o Eng. Rui de Sousa, técnico responsável pelo acompanhamento de culturas e investigação do INIAV, tiveram oportunidade de se conhecerem e trocarem as primeiras impressões e motivações.
Figura: Receção dos Formandos nas instalações do INIAV. Momento do primeiro contacto entre Formador e Formandos.
Após a receção, os Formandos foram encaminhados para o campo experimental de Pomóideas do INIAV, local onde decorreu toda a Formação. Já no campo experimental, a Formação iniciou-se pela abordagem em sala, momento em que se abordaram conceitos considerados fundamentais para se poder iniciar a poda, que passaram desde a morfologia das culturas, épocas e objetivos da poda.
Figura: Abordagem em sala que se iniciou por uma breve apresentação.
Figuras: Introdução de conceitos importantes para passar à prática da poda que passam desde a morfologia e tipos de cortes a executar.
Ao longo desta fase, foi reforçada a importância da desinfeção das feridas provocadas na poda, da manutenção do equilíbrio e da renovação de madeira para obter produção e do conhecimento dos hábitos de frutificação da cultura e da variedade a podar.
Figura: Durante a parte teórica foi reforçada a importância de manter os materiais de corte limpos e lubrificados de forma a facilitar a cicatrização dos cortes e diminuir o cansaço e risco de lesões do podador.
Terminada a parte teórica, e ainda na parte da manhã, os Formandos foram encaminhados para o campo, onde o Eng. Rui de Sousa exemplificou alguns dos conceitos e dos princípios referidos em sala. Seguiu-se uma pausa para almoço onde foi tempo para convívio, troca de experiências, partilha de contactos e de vivências.
Figura: Ainda da parte da manhã, houve tempo para o Formador demonstrar no campo alguns dos conceitos introduzidos em sala
Terminada a refeição e prontos para pôr mãos à obra, foi tempo de os Formandos pegarem nas tesouras e fazerem alguns cortes! Sempre com o auxílio técnico do Eng. Rui de Sousa, os participantes tiveram oportunidade de colocar em prática os conhecimentos abordados na abordagem de sala e esclarecer as dúvidas que iam surgindo, quer na cultura da macieira, quer na cultura da pereira.
Figuras: Com o auxílio e orientação do Eng. Rui de Sousa, os participantes da Formação tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos até aqui transmitidos na cultura da macieira.
À medida que se foi avançando no pomar, foram aparecendo diferentes situações que ajudaram a esclarecer dúvidas relativamente ao procedimento a adotar considerando diferentes estados sanitários e de desenvolvimento das árvores.
Figuras: A poda continuou, desta vez nas pereiras.
E assim terminou o Curso Prático de Poda das Pomóideas orientado pelo experiente Eng. Rui de Sousa, que abriu o Ciclo de Podas do ano corrente. Fique atento para mais novidades do Ciclo de Podas 2022/2023!
Figura: Turma do Curso Prático da Poda das Pomóideas.
Se não teve oportunidade de participar nesta prática de campo e tem interesse em Culturas de Pomóideas, conheça os Cursos Tutoriais sobre Operações de Poda na Macieira, Rega e Fertilização da Macieira, Operações de Poda na Pereira e Rega e Fertilização da Pereira.