No sábado passado, dia 22 de janeiro, decorreu a Formação Presencial sobre Poda da Actinídea, integrante do ciclo de podas 2021/2022, com o acompanhamento do Eng. José Martino, formador da Cultura da Actinídea na AgroB, CEO da Espaço Visual e produtor de várias culturas.
Figura: Eng. José Martino, CEO da Espaço Visual, é formador na AgroB das culturas da Actinídea e do Pistácio e produtor de várias culturas, como kiwi, pêssego, cereja, abacate, etc.
A formação teve início nas instalações da Espaço Visual, em Gondomar, onde foram abordadas algumas bases da cultura do kiwi e princípios da poda, surgindo ainda a troca de ideias e discussão sobre o mercado atual e a gestão da cultura.
Figura: A AgroB é a marca de formação da Espaço Visual, empresa de consultoria desde 1993
Posteriormente, os formandos foram encaminhados até à parcela de Covelo, Gondomar, onde foram demonstrados os processos de poda, empa e atadura dos ramos.
Figura: Início da formação em campo
Após a demonstração, foi dada a oportunidade aos formandos de colocarem em prática o que aprenderam e podarem, acompanhados pelo Eng. José Martino e com a possibilidade de retirarem dúvidas à medida que estas iam surgindo.
Figura: Formandos a pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos
Após a poda, os formandos foram encaminhados para uma parcela já podada, onde foi demonstrado e partilhado o testemunho do Sr. Acácio, trabalhador agrícola com mais de 30 anos de experiência na cultura. Aqui tiveram a oportunidade de treinar a atadura dos ramos.
Figura: Atadura dos ramos da Actinídea
No fim, os formandos tiveram a oportunidade de ver uma parcela com actinídeas mais jovens de forma a observarem a planta nos primeiros anos e discutirem a poda de formação.
Figura: Actinídea jovem em formação
Se não teve oportunidade de participar nesta prática de campo e tem interesse nesta cultura, conheça o curso sobre a Cultura da Actinídea, ou aprenda ao seu ritmo com os programas tutoriais sobre Operações de Poda na Actinídea ou Rega e Fertilização na Actinídea.