No passado dia 8 de janeiro, decorreu o Curso Prático de Pomóideas que faz parte do ciclo de Formações Presenciais sobre poda de 2021/2022 promovidos pela AgroB Business School EV.
Esta formação iniciou-se nas instalações do INIAV, no Pólo de Alcobaça, onde os formandos tiveram oportunidade de conhecer o Eng. Rui de Sousa, responsável pelo acompanhamento das culturas e investigação no INIAV.
Figura: Instalações do INIAV em Alcobaça, o ponto de encontro para esta formação e onde os formandos tiveram o primeiro contacto com o Eng. Rui de Sousa
De imediato os participantes encaminharam-se para o campo experimental de Pomóideas do INIAV, onde decorreu a parte teórica e prática desta Formação Presencial.
A formação iniciou-se por uma abordagem em sala, onde os formandos puderam adquirir conhecimentos relacionados com as culturas como a morfologia, objetivos, importância e boas práticas de poda, essenciais para a boa execução da poda em macieiras e pereiras.
Figura: Pomar experimental de Pomóideas do INIAV
Figura: Abordagem em sala com o Eng. Rui de Sousa
Após a abordagem teórica, os formandos passaram à prática! Neste momento da formação, os participantes puderam visualizar em campo aquilo que aprenderam na abordagem em sala, desde órgãos de frutificação aos tipos de corte realizados em ambas as culturas. Os formandos iniciaram a parte prática pela poda de macieiras conduzidas em eixo central revestido, sempre acompanhados pelo Eng. Rui de Sousa, que os orientou e explicou todas as operações realizadas e como as executar corretamente.
Figura: Parte prática da poda em macieiras. Explicação e discussão dos tipos de corte e resposta esperada pela planta à intervenção
Durante o decorrer da formação, foi possível visualizar uma macieira afetada com cancro, o que permitiu alertar os formandos para a importância das boas práticas pós-poda, entre as quais, a proteção das feridas de poda e a desinfeção regular das ferramentas de poda, de forma a evitar a entrada de doenças no pomar e a disseminação de doenças já instaladas.
Figura: Cancro na macieira
Figura: Proteção das feridas de poda para evitar a entrada de agentes patogénicos
Figura: Caixa de ferramentas e materiais necessários à poda, entre os quais, isolantes para feridas e desinfetantes para ferramentas de corte
Posteriormente, os formandos passaram à parte prática de poda em pereiras de forma a consolidar os conhecimentos adquiridos na cultura. As pereiras estavam igualmente conduzidas em eixo central revestido, e aqui os formandos tiveram a oportunidade de intervir na poda em diferentes estados de desenvolvimento da cultura, em pereiras em plena produção e pereiras num estado mais avançado de desenvolvimento que requeriam uma intervenção no sentido de renovar a copa.
Figura: Exemplificação de como proceder à inclinação dos ramos de pereira
Figura: Contenção da altura em pereira
Ao longo de toda a visita foi possível a discussão de assuntos relacionados com a situação do setor, práticas culturais e diferentes modelos de exploração. Também foi possível a troca de experiências, ideias e contactos entre os participantes e o formador.
Se não teve oportunidade de participar nesta prática de campo e tem interesse nestas culturas, conheça os programas tutoriais sobre Operações de Poda na Macieira e Operações de Poda na Pereira e os programas tutoriais sobre Rega e Fertilização na Macieira e Rega e Fertilização na Pereira.