Poda dos Frutos Secos | Prática de Campo | AgroB

Curso Prático sobre Poda nos Frutos Secos 2022

Spread the love

 

No sábado passado, dia 29 de janeiro, decorreu a Formação Presencial sobre Poda nos Frutos Secos em Penela da Beira, Viseu. Esta Formação Presencial faz parte do ciclo de cursos práticos de poda de 2021/22 promovidas pela AgroB Business EV, tendo sido acompanhada pelo Eng. Rui Droga, técnico da Coopenela.

 

A formação teve como ponto de encontro as instalações da Coopenela, onde no primeiro contacto entre formador e formandos houve tempo para se conhecerem melhor e partilhar impressões e experiências nas culturas abordadas. De forma a contextualizar os formandos sobre a temática, a formação iniciou-se com uma breve abordagem em sala onde foram esclarecidas e discutidas algumas questões e conceitos relacionados com a poda.

 

Figura: Abordagem em sala

 

Figura: Explicação de conceitos sobre poda em frutos secos

 

Após terminada a abordagem de sala e esclarecidas todas as dúvidas relacionadas, iniciou-se a componente prática desta formação. Deste modo, os formandos foram encaminhados para uma parcela de nogueiras onde foram demonstradas algumas práticas de poda em nogueiras conduzidas em eixo e em vaso. Aqui os formandos tiveram a oportunidade de discutir e participar na poda da cultura. Nesta parcela foi ainda abordada a importância da proteção dos cortes de poda e desinfeção das ferramentas, tendo sido feita a demonstração prática destas operações.

 

Figuras: Discussão das melhores práticas de poda em nogueira

 

Figura: Proteção dos cortes de poda na nogueira com substância à base de cobre

 

Posteriormente, os formandos foram encaminhados para uma parcela com aveleiras podadas em vaso, onde puderam discutir a poda na cultura, as adaptações necessárias para a mecanização do setor e outras questões relacionadas com a gestão e futuro da cultura.

 

Figuras: Poda em aveleira

 

A amendoeira foi outra cultura abordada nesta formação, pelo que os formandos foram encaminhados para o viveiro da Coopenela, onde puderam acompanhar a poda em diferentes fases da formação da cultura.

 

Figuras: Poda na amendoeira

 

Por último, houve ainda tempo para visitar uma parcela de castanheiros, onde foi discutida a cultura e algumas práticas de gestão dos soutos. Nesta parcela os formandos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre enxertia em castanheiro com o objetivo a troca de variedade e a poda de formação que se segue a este processo.

 

Figura: Discussão da condução do castanheiro após a enxertia

 

Para terminar, os formandos e formador trocaram contactos para tornar possível a troca de experiências e conhecimento e esclarecimento de dúvidas para além desta formação.

 

Figura: Fotografia de grupo

 

Se não teve oportunidade de participar nesta prática de campo e tem interesse nestas culturas, conheça os cursos sobre a Cultura da Amendoeira, ou aprenda ao seu ritmo com os programas tutoriais sobre Operações de Poda na Amendoeira e Rega e Fertilização na Amendoeira.