Os animais têm necessidades que devem ser monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e de forma individual para que se cumpram todos os objetivos do seu bem-estar.
Geralmente, a alocação diária do tempo para que se cumpram as suas necessidades, como alimentação, descanso, interação, varia conforme a idade e é homogéneo em grupo. No entanto, comportamentos como maior agitação, mais sede ou mais imobilidade podem ser sinais de que algo anormal se passa.
A informação do comportamento animal, associado ao conhecimento técnico do produtor, permite realizar tomadas de decisão mais precisas para o indivíduo ou para o grupo. Por exemplo, no caso de um animal doente, este deverá ser separado do grupo para evitar contágios.
Por este motivo, o acompanhamento é essencial. No entanto, quando são trabalhadas áreas extensivas grandes ou uma quantidade elevada de animais, esta tarefa torna-se mais difícil.
De forma a responder a estas necessidades, surge a pecuária de precisão que oferece várias soluções de controlo, nomeadamente o acompanhamento digital dos animais.
Este acompanhamento é realizado com o apoio de plataformas de registo e sensores individuais que permitem o registo do animal de forma digital, onde o mesmo é acompanhado em todos os momentos, mesmo que o produtor não se encontre junto ao animal.
Algumas das informações que os sensores oferecem são:
- Localização;
- Temperatura;
- Identificação;
- Consumo real de ração e água;
- Informação das reprodutoras.
Esta digitalização é mais forte no setor dos bovinos e dos suínos, no entanto existe espaço para o crescimento destas ferramentas nos restantes setores pecuários.
Conhecia esta forma inovadora de fazer o registo dos seus animais?
Conte-nos nos comentários!