A fuinha é um pequeno carnívoro de coloração castanha com uma mancha peitoral de cor clara. O seu corpo é alongado com membros pequenos e uma cauda comprida.
É um animal poligâmico cuja época de acasalamento pode ocorrer em qualquer mês do ano, sendo predominante nos períodos entre fevereiro e maio e entre julho e setembro.
A gestação dura cerca de 60 dias, uma vez por ano, composta por 3 a 4 crias. A mãe é a única responsável pelos cuidados parentais. As crias atingem a maturidade sexual aos 2 anos de idade.
O habitat deste auxiliar localiza-se preferencialmente em regiões arborizadas ou rochosas. Terrenos baixos, amplos e abertos são evitados. Estábulos, celeiros e sótãos podem ser procurados pelo fuinha como refúgios.
O fuinha é um animal essencialmente noturno, embora por vezes possa ser observado de dia. É solitário e territorialista, defendendo o seu território de caça.
A dieta é variada, dependendo da disponibilidade de alimento. Consome preferencialmente pequenos mamíferos (ratos, ratazanas, etc.), aves, insetos, ovos ou frutos.
Fonte: www.countryfile.com
É no contexto da sua dieta que este animal é considerado um aliado ao Homem, permitindo assim um controlo da população de inimigos das culturas, como pequenos roedores, insetos e até mesmo aves.
As principais ameaças que enfrenta são:
- Animais carnívoros de grande porte e aves rapinas;
- Destruição do seu habitat;
- Perseguição ilegal.
Sabia que a Fuínha é um auxiliar na agricultura?
Conte-nos nos comentários!