O gavião-da-europa é uma ave de rapina de pequeno porte que pode ser encontrada essencialmente na zona norte do país, sendo que a sua presença no resto país é heterogénea e fragmentada.
Nesta espécie, os machos apresentam uma coloração azul carregada e sem brilho no dorso com umas linhas horizontais de cor amarelo-avermelhada por baixo. O peito do macho exibe ainda uma coloração rosada.
Figura: Gavião macho (Fonte: Bohus Cicel)
As fêmeas apresentam uma coloração semelhante, porém, as listras inferiores são acizentadas e são maiores do que os machos.
Figura: Gavião fêmea (Fonte: Des Irwin)
O gavião pode ser encontrado em zonas de florestas densas e em zonas mistas de bosques, matos e zonas agrícolas.
A dieta alimentar do gavião torna-se benéfica para o produtor, já que se alimenta essencialmente de pequenas aves como pardais, melros e pombos que se alimentam de sementes, fruta e milho.
Figura: Caçada (Fonte: Eddy Van 3000)
Ainda que menos frequente, o gavião-da-europa também se pode alimentar de pequenos mamíferos como ratos, furões, esquilos e coelhos.
Estas presas, em determinadas circunstâncias podem prejudicar as produções agrícolas, sendo que a alimentação do gavião-da-europa permite o controlo destas populações beneficiando o agricultor!
Sabe de que forma o gavião-da-europa se torna um auxiliar na agricultura?
Conte-nos nos comentários!