A petúnia é uma flor com diferentes hábitos de crescimento consoante a espécie, o que permite a sua utilização agrícola de formas distintas.
É uma planta perene, o que significa que ficará instalada durante vários anos, não necessitando de sementeira anual.
Petúnias grandiflora
Tem menos flores do que as restantes espécies, no entanto estas são maiores e mais espaçadas entre si. Necessitam de alguma manutenção, visto que apenas abrolham se forem retiradas as flores mortas.
Petúnias multiflora
Produzem flores ligeiramente mais pequenas, mas com grande expressão vegetativa. São mais resistentes a condições climáticas desfavoráveis.
Petúnias miliflora
São as que produzem as flores mais pequenas de forma muito compacta. Normalmente são utilizadas em vasos.
Todas as petúnias são consideradas plantas auxiliares pois, apesar de terem pouco pólen, promovem a atração de insetos polinizadores, como as borboletas. Para aumentar a atração, deverá optar pelas petúnias com cores mais vivas, como o amarelo, vermelho e rosa.
Caso sejam plantadas em solo, verifica-se um crescimento acelerado que poderá funcionar como cobertura do solo em solos nus, inclinados ou nas bordaduras, prevenindo a erosão e promovendo a compensação ecológica para os auxiliares.
Possuem igualmente um efeito repelente sobre algumas espécies de afídeos, lagarta do tomateiro, escaravelhos e percevejos que atacam as culturas.
Figura: Lagarta do tomateiro
Figura: Percevejo
Figura: Piolho Verde
No entanto, deverá evitar plantar petúnias junto a couves e alfaces devido à sua tendência para atrair lagartas de borboletas e lesmas:
Sabia que a Petúnia é um auxiliar na agricultura?
Conte-nos nos comentários!