A floração na macieira acontece, geralmente, de março a abril.
No início da primavera, surgem os primeiros botões florais (branco e rosa). Após a abertura das pétalas, dá-se a polinização, com o auxílio dos polinizadores.
Ciclo biológico da Macieira
Do mesmo gomo floral, surgem várias flores agrupadas, numa estrutura chamada “corimbo”.
A forma do corimbo assemelha-se a um guarda-chuva e, no caso da macieira, tem uma flor central dominante em relação às outras. Normalmente, esta flor central, também chamada de flor rainha, é a que produz os frutos de maior tamanho e é a primeira a abrir.
As flores da macieira são hermafroditas (a mesma flor possui os órgãos masculino e feminino funcionais), o que significa que há a possibilidade de se autopolinizarem.
No entanto, grande parte das variedades necessita de polinização cruzada para produzir frutos de qualidade, através do vento ou insetos polinizadores. Deste modo, é aconselhado ter mais do que uma variedade presente no pomar, com épocas de floração coincidentes.
Apesar de todas as flores terem condições para produzir frutos com padrão comercial, recomenda-se deixar apenas um ou dois frutos por cacho floral, evitando uma competição excessiva entre eles e, consequentemente, um calibre mais reduzido.
Proposta de distribuição das cultivares polinizadores em pomares de macieira. Fonte: Manual de Boas Práticas de Fruticultura – INIAV, I.P.
Conhecia a particularidade da flor rainha na macieira?
Conte-nos nos comentários!