No passado dia 7 de outubro, a localidade de Pampilhosa da Serra acolheu a Prática de Campo da Cultura do Medronheiro. Realizada em parceria com a Lenda da Beira, com a representação de José Martins, esta formação prática atraiu uma turma ansiosa por aprender sobre a cultura do medronho, as suas técnicas de produção e o seu potencial de mercado.
A formação começou com uma breve apresentação que contextualizou a visita e realçou a importância do medronho na região. De seguida, os formandos foram acompanhados a conhecer diferentes parcelas da exploração.
Figuras: Início da Formação de Campo na Cultura do Medronho
Foram abordados temas que iam desde as necessidades básicas da cultura até às operações e materiais necessários para a sua instalação e manutenção. Além disso, discutiram-se questões relacionadas com a gestão de mão de obra, as dinâmicas do mercado e as diversas aplicações do fruto.
Posteriormente, o Formador José Martins e a turma dirigiram-se a uma parcela onde as plantas haviam sido recentemente podadas. Aqui, explicou o processo de poda na cultura do medronho, enfatizando a importância desta prática para o desenvolvimento saudável das plantas e o aumento da produção.
Terminando a sessão de campo, os formandos seguiram para a unidade de transformação da Lenda da Beira, onde puderam conhecer detalhadamente todas as etapas do processamento do medronho, desde o momento da colheita até ao engarrafamento, resultando em licores e aguardentes de alta qualidade.
Figuras: Visita à destilaria, onde foram explicadas as etapas do processo de transformação de Medronho para água aguardente.
Neste ponto, houve uma apresentação por parte de todos os alunos, para que se conhecessem e trocassem ideias sobre esta cultura. Entre outros assuntos, foi discutida a necessidade de promover o consumo de medronho em Portugal através do marketing e a importância de criar uma organização de produtores para expandir a fileira e o mercado deste produto autóctone.
Para culminar, os formandos tiveram a oportunidade de degustar os licores e aguardentes produzidos na destilaria, enquanto provavam doces típicos da região.
Figuras: Degustação de produtos da Lenda da Beira.
E assim decorreu a Formação de Campo do Medronho 2023! Fique atento às próximas práticas de campo desenvolvidas para si!
Se não teve a oportunidade de participar nesta prática e tem interesse na cultura do medronheiro, conheça o curso da Cultura do Medronheiro ou os Programas Tutoriais sobre Operações de Poda no Medronheiro e Plano de Rega e Fertilização no Medronheiro.