O milhafre-preto é uma ave de rapina migratória que pode ser avistada um pouco por todo o território nacional entre março e agosto, período em que nidificam, passando o inverno em África.
Esta ave é considerada de porte médio, podendo atingir 70 cm de comprimento e 165 cm de envergadura. A sua plumagem é castanho-escura acinzentada e a sua cauda é comprida e bifurcada.
Devido à forma da sua cauda, é conhecido por “rabo-de-bacalhau”.
É frequentemente confundido com o milhafre-real (distingue-se pela plumagem mais clara e cauda ruiva) e com a águia-calçada (não apresenta bifurcação na cauda).
Figura: Milhafre-preto
Figura: Águia-calçada
A alimentação do milhafre-preto é muito variada, passando desde animais vivos (mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios e crustáceos), a animais mortos (necrófago) e restos de lixo.
Porém, é a sua alimentação à base de roedores, como ratos e coelhos, que o tornam um auxiliar dos ecossistemas agrícolas, especialmente em situações em que estas presas constituem pragas às culturas.
Esta caraterística permite o controlo de pragas de forma natural, evitando o recurso a químicos, tornando-se uma situação vantajosa do ponto de vista ambiental e económico.
Pode ser encontrado em diversos habitats como vales e terrenos baixos, florestas, escarpas rochosas, normalmente próximos de rios e lagos. Também pode ser avistado em aterros sanitários.
Já conhecia esta ave?
Diga nos comentários!