Utilização de tecnologia
A experiência turística pode ser aprimorada com tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual e loT. Além disso, o uso de redes sociais para comunicação e partilha de experiências é essencial.
Personalização
Cada aspeto da experiência turística pode ser personalizado com base na análise de dados e preferências individuais.
Sustentabilidade
O desenvolvimento turístico deve refletir os interesses dos consumidores, procurando reduzir a pegada de carbono e contribuir para as comunidades locais.
Autenticidade
A interação e imersão na cultura local são altamente valorizadas, permitindo aos visitantes “viver como um local”.
Novos segmentos
O envelhecimento da população, um estilo de vida mais saudável e as baixas taxas de fertilidade criam novos segmentos de turistas, exigindo adaptação da oferta turística às necessidades emergentes.
Novos hábitos
A crescente preocupação com saúde e bem-estar altera a oferta turística, que deve atender às novas necessidades dos turistas, como opções variadas de nutrição.
Economia da partilha
A tendência de partilhar bens e serviços modifica a oferta turística e traz novos modelos de negócio, embora com desafios para o setor.
Bleisure
De forma a manter o balanço entre trabalho e lazer, denota-se uma crescente mistura entre viagens de negócios e de lazer, nomeadamente através do prolongamento da estadia do turista.
Novo conceito de luxo
De forma a manter o balanço entre trabalho e lazer, denota-se uma crescente mistura entre viagens de negócios e de lazer, nomeadamente através do prolongamento da estadia do turista.
Identifica-se com alguma destas tendências?
Conte-nos nos comentários!
Fonte: Plano Regional de Desenvolvimento Turístico 2020-2030 – Turismo Centro de Portugal