A copa livre é a condução mais comum do limão, seja na produção profissional ou nos limoeiros que poderá ter em casa. É a forma mais idêntica ao comportamento natural da planta, pelo que a sua manutenção é baixa, no entanto, apresenta algumas exigências.
Numa primeira fase, é necessário perceber que o limoeiro deve ser podado apenas quando se verifica o aumento das temperaturas, visto que é uma cultura sensível ao frio. Neste sentido, a melhor altura para o podar será a partir de março.
Quando analisa o limoeiro, é possível identificar dois tipos de ramos:
- Ramos ladrões – não frutificam, no entanto têm várias funções importantes, nomeadamente a proteção da planta, a possibilidade de renovação de madeira e o aumento da capacidade fotossintética da planta;
- Ramos frutíferos – ramos que asseguram a produção. São facilmente identificáveis através da presença de órgãos frutíferos, como flores e frutos.
Desta forma, perante o seu limoeiro, deverá privilegiar:
- A abertura do centro da árvore, através da retirada de ramos que estejam a crescer para o interior;
- Conter a copa de forma que não ultrapasse o espaço que lhe é dado, seja na linha ou na entrelinha, enquanto mantém o revestimento da copa;
- Retirar os ramos que já produziram frutos e que se encontrem pouco vigorosos e sem vitalidade. Apesar de ainda se encontrarem vivos, não trazem vantagens produtivas à planta.
Como vai podar os seus limoeiros?
Conte-nos nos comentários!