Anthocoris nemoralis é o agente de controlo da Cacopsylla pyri (Psylla da Pêra), Macrohomotoma gladiata (Psylla do Figo) e Euphyllura olivina (Psylla da Oliveira).
É um Heteróptero da família Anthocoridae. Considerado o predador natural mais eficaz da Psylla da Pêra.
Na ausência de Psylla, este auxiliar pode-se alimentar de outros insetos como tripes, piolho, ácaros e ovos de Lepidópteros. É um predador polífago.
Na fase adulta, hiberna em locais protegidos como fendas de cascas de árvores, madeira morta ou folhas mortas.
Na primavera, quando a temperatura é superior a 10ºC, as fêmeas iniciam a postura dos ovos nas folhas ou nos rebentos jovens. Os ovos são colocados sob a epiderme.
A 1ª geração de larvas alimentam-se das fases mais jovens da Psylla (ovos e larvas). Existem cinco estados larvais e três gerações por ano.
É um predador muito voraz em todos os seus estágios móveis. Alimenta-se ativamente da Psylla, em qualquer fase do seu desenvolvimento: ovos, ninfas e adultos.
Fonte: Talbot, M. 2008
O auxiliar é comercializado em garrafas cuja quantidade varia consoante o fornecedor. Previamente deverá ler e cumprir as regras de utilização e a dosagem aconselhada. Deverá ser calculada a quantidade a aplicar face à realidade da exploração.
Conhecia este auxiliar?
Conte-nos nos comentários