Cancro Bacteriano do Kiwi | Doenças | AgroB

Cancro Bacteriano do Kiwi

Spread the love

 

A bactéria PSA – Pseudomonassyringae pv. actinidiae é responsável pelo cancro bacteriano do kiwi que causa prejuízos na produção e, em alguns casos, pode resultar na morte das plantas e consequente arranque dos pomares de actinídeas.

 

A doença foi identificada pela primeira vez em 1984 no Japão, estando atualmente dispersa pela maior parte das regiões produtoras. Em Portugal o primeiro caso foi registado na região do Entre Douro e Minho em 2010 através da importação de plantas infetadas.

 

 

A bactéria entra na planta através e feridas e cortes de poda, movimentando-se através do sistema vascular. As variedades de kiwi amarelo são mais suscetíveis a esta doença. Em condições de humidade relativa elevada, especialmente na primavera, é frequente a produção de um exsudado avermelhado, normalmente associado a cancros e feridas em troncos e ramos afetados.

 

 

Não há tratamentos curativos para esta doença, apenas preventivos. Entre os quais:

– Inspecionar regularmente o pomar, especialmente em alturas em que os sintomas são mais visíveis (início da primavera e outono);
– Arrancar e queimar as plantas assim que se visualizem os primeiros sintomas;
– Tratamentos de cobre (na primavera, antes da rebentação, e no outono após a queda das folhas e sempre que as plantas apresentem feridas em resultado de granizo ou vento forte);
– Podar árvores infetadas em último lugar;
– Desinfetar frequentemente as ferramentas de corte;
– Podar com tempo seco;
– Evitar vigor excessivo (fertilizações azotadas excessivas).

 

Já viu esta doença nas suas plantas?

Conte-nos nos comentários!