Descubra os Benefícios do Limão para a Saúde

Descubra os Benefícios do Limão para a Saúde

No próximo dia 17 de outubro, a Espaço Visual traz-lhe uma nova edição da formação da Cultura do Limão, um curso destinado a futuros produtores e produtores com áreas já instaladas e a instalar. Um fruto popular usado em pequenas quantidades e com ervas e especiarias, o limão raramente é consumido sozinho, devido ao seu sabor intenso e azedo. No entanto, este dá sabor a muitos molhos, temperos para saladas, marinadas, bebidas e sobremesas, e é também uma boa fonte de vitamina C.

Os primeiros exploradores começaram a levar limões nas suas primeiras longas viagens para ajudar a prevenir ou tratar o escorbuto, uma doença grave que resulta de uma deficiência de vitamina C. Em 1747, James Lind descobriu que os limões e as laranjas eram extremamente eficazes no tratamento da doença, que era comum entre os marinheiros.

Consumir uma variedade de frutas e legumes pode reduzir o risco de muitas doenças. O limão é uma boa fonte de vitamina C e de flavonoides, ou antioxidantes, que podem aumentar a saúde e o bem-estar de várias maneiras, designadamente:

 

1) Reduzir o risco de AVC

Segundo a American Heart Association (AHA), as frutas cítricas podem ajudar a diminuir o risco de derrames nas mulheres. Um estudo que reuniu dados de quase 70.000 mulheres, com mais de 14 anos, demonstrou que aquelas que ingeriam mais frutas cítricas tinham um risco 19% menor de AVC do que as mulheres que consumiam menor quantidade. As frutas cítricas são uma boa fonte de flavonoides, que ajudam a proteger contra o cancro e as doenças cardiovasculares.

 

2) Manter uma pressão sanguínea saudável

Um estudo Japonês, realizado com 101 mulheres, descobriu que aquelas que andavam regularmente e consumiam limão todos os dias tinham pressão arterial mais baixa do que as restantes, o que despoletou novas pesquisas por parte de cientistas.

 

3) Prevenção do cancro

Como referido, os limões e o sumo de limão são uma excelente fonte de vitamina C. Os antioxidantes podem ajudar a prevenir a formação de "radicais livres" (átomos ou moléculas de alta capacidade reativa) que causam cancro, embora o papel exato desempenhado pelos antioxidantes na prevenção do cancro ainda permaneça incerto.

 

4) Manter uma aparência saudável

A vitamina C desempenha um papel vital na formação de colagénio, o sistema de suporte da pele. Quando ingerida na sua forma natural, a vitamina C pode ajudar a combater os danos à pele causados ​​pelo sol e pela poluição, reduzir rugas e melhorar a textura geral da pele, de acordo com resultados de um estudo publicado em 2014.

 

5) Prevenção da asma

O risco de desenvolver asma parece ser menor em pessoas que consomem uma grande quantidade de certos nutrientes, sendo um deles a vitamina C. Um artigo publicado na revista "Allergy, Asthma & Clinical Immunology" descobriu que a vitamina C beneficiava as pessoas com asma e hipersensibilidade nos brônquios quando estas se encontravam constipadas.

 

6) Aumentar a absorção de ferro

A deficiência de ferro é uma das deficiências nutricionais mais comuns nos países desenvolvidos e uma das principais causas de anemia. A combinação de alimentos ricos em vitamina C com alimentos ricos em ferro maximiza a capacidade do corpo de absorver ferro. Espinafre e grão de bico, por exemplo, são boas fontes de ferro. Espremer um pouco de sumo de limão por cima de uma salada com esses ingredientes pode ajudar a maximizar a ingestão de ferro e vitamina C.

 

7) Reforçar o sistema imunitário

Alimentos ricos em vitamina C e outros antioxidantes podem ajudar a fortalecer o sistema imunitário contra os germes que causam gripes e constipações. Um estudo indicou que, embora os suplementos de vitamina C não pareçam reduzir a incidência de constipações numa determinada população, estes podem ajudar a reduzir a duração dessas gripes. A vitamina C pode, também, ajudar a aumentar a imunidade em pessoas que estão a praticar uma atividade física extrema. Espremer um limão inteiro num copo de água quente com uma colher grande de mel produz uma bebida relaxante para alguém com uma tosse ou constipação.

 

8) Perda de peso

Um estudo, publicado em 2008, descobriu que, quando determinados roedores recebiam fenóis de limão juntamente com uma dieta rica em gordura durante 12 semanas, estes não ganhavam tanto peso quanto os roedores que não receberam fenóis de casca de limão. A experiência continua a despoletar interesse, na tentativa de comprovar a eficiência deste tipo de tratamento em humanos.

 

Inscreva-se na formação de Cultura do Limão e comprove o potencial da cultura do limão e o crescimento do setor dos citrinos. Conheça esta cultura, assim como todas as práticas culturais a ela associadas, as diferentes variedades e a comercialização, nesta formação de 25 horas desenvolvida totalmente à distância. Para mais informações, não hesite em contactar-nos para o 962929498 ou 224509047.