Empreender 2020 | Região Autónoma da Madeira

Empreender 2020 | Região Autónoma da Madeira

Entre 12 de agosto e 12 de novembro de 2019, a Região Autónoma da Madeira recebe mais uma edição do concurso ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo da Região Autónoma da Madeira, também conhecido por Empreender 2020.

O objetivo deste concurso consiste em apoiar projetos que concorram para estimular a inovação das iniciativas empreendedoras, capazes de proporcionar negócios criativos e de elevado valor acrescentado, que permitam impulsionar a criação de emprego com competências técnicas especializadas com efeitos no perfil empresarial e na diversificação da economia regional. Pretende-se, assim, proporcionar o aumento da competitividade das empresas em domínios diversificados da atividade económica com fortes dinâmicas de crescimento, valorizando a articulação com o ecossistema do empreendedorismo.

São suscetíveis de financiamento os projetos na área do empreendedorismo qualificado e criativo em domínios diversificados da atividade económica com fortes dinâmicas de crescimento, incluindo os integrados em indústrias criativas e culturais, empreendedorismo Web e digital, e/ou setores com maior intensidade de tecnologia e conhecimento ou que valorizem a aplicação de resultados de I&D na produção de novos bens e serviços, valorizando a articulação com o ecossistema do empreendedorismo.

São também apoiadas atividades de elevado valor acrescentado, com efeitos indutores no perfil empresarial e na diversificação da base produtiva regional, nomeadamente através da criação de empresas dotadas de recursos humanos qualificados e da concretização de projetos. Para o efeito, consideram-se enquadráveis os investimentos de natureza inovadora, relacionados com a criação de um novo estabelecimento, que se traduzam na produção de bens e serviços transacionáveis e com elevado nível de incorporação regional e que correspondam a um investimento inicial, traduzindo-se nas tipologias «Inovação de produto/serviço» e «Inovação de processo».

Os beneficiários dos apoios previstos são PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, cujo início de atividade se tenha verificado nos 12 meses anteriores à data da candidatura. O incentivo a conceder é calculado através da aplicação às despesas elegíveis de uma taxa base de 40%, a qual poderá ser acrescida de 10% de majoração para projetos que resultem de «empreendedorismo jovem», ou de 15% para projetos que criem postos de trabalho qualificados.

De forma a conhecer melhor esta medida, aceda aqui ao aviso de abertura desta operação.

Para obter apoio nesta matéria, deixe-nos os seus dados através do formulário abaixo, ou entre em contacto connosco através do endereço de e-mail dep.comercial@espaco-visual.pt ou através dos contactos telefónicos 224509047 / 917075852 / 911768809.