Linha de Crédito com garantia de mais de 300 milhões de euros para investimento na Agricultura

Linha de Crédito com garantia de mais de 300 milhões de euros para investimento na Agricultura

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, e o Banco Europeu de Investimento (BEI) apresentaram uma Linha de Crédito com garantia de mais de 300 milhões de euros para investimento na Agricultura. Uma linha dirigida a empresas e empresários, para apoio a investimento na exploração agrícola, incluindo jovens agricultores, transformação e comercialização de produtos agrícolas.

Face à forte procura de apoios no âmbito do PDR2020, foi criado um instrumento financeiro para acesso ao crédito bancário em condições mais favoráveis. O acordo de financiamento entre o Estado Português e o Fundo Europeu de Investimento (FEI), de mais de 300 milhões de euros, conta com a parceria de quatro bancos: Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola, BPI e Santander. O FEI é o braço especializado do Grupo BEI que fornece soluções de financiamento de risco aos intermediários financeiros para apoiar as PME e as empresas de média capitalização na Europa.

 

As linhas gerais de aplicação deste instrumento financeiro são as seguintes:

  • Até final de 2023 – prazo para a contratação de novos empréstimos garantidos;

  • Entre o início de 2024 e o final de 2035, para amortização dos empréstimos contratados.

 

Este instrumento financeiro assegura, por outro lado, a transferência para os investidores dos benefícios decorrentes do financiamento público pelo PDR 2020, nomeadamente:

  • Maturidades longas, que podem ir até 15 anos;

  • Períodos de carência alargados;

  • Taxas de juro reduzidas, face às taxas normalmente praticadas;

  • Colateral reduzido.

 

Para saber mais ou obter apoio nesta matéria, deixe-nos os seus dados através do formulário abaixo, ou entre em contacto connosco através do endereço de e-mail dep.comercial@espaco-visual.pt ou através dos contactos telefónicos 224509047 / 917075852 / 911768809.