Obtenha Certificação na Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

Obtenha Certificação na Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

No próximo dia 21 de outubro, a Espaço Visual traz-lhe uma nova edição da formação em Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

Se já pegou num produto fitofarmacêutico e viu a frase “Este produto destina-se a ser utilizado por agricultores e outros aplicadores de produtos fitofarmacêuticos” no rótulo, tal significa que esse é um produto de uso exclusivamente profissional. Para o poder aplicar, terá que ter formação obrigatória que o/a habilite para a obtenção de cartão de aplicador. 

A regulamentação desta matéria resulta da Lei n.º 26/2013, de 11 de abril, que regula as atividades de distribuição, venda e aplicação de produtos fitofarmacêuticos para uso profissional. A mesma lei resulta da transposição da Diretiva n.º 2009/128/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de outubro. Esta Diretiva tem por objetivo uma utilização sustentável dos pesticidas, através da redução dos riscos e efeitos da sua utilização na saúde humana e no ambiente, promovendo o recurso à proteção integrada e a técnicas de prevenção alternativas.

Desde 26 de novembro de 2015, todos aqueles que pretendam aplicar este tipo de produtos de uso profissional devem dispor de certificado da ação de formação em Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos.

Para uso não profissional, existem produtos que podem ser aplicados em ambiente doméstico (em plantas de interior, hortas e jardins familiares). Neste caso, a formação não é obrigatória. No entanto, ficará limitado/a a uma lista restrita de produtos não profissionais identificados pela DGAV, muitas vezes difíceis de encontrar no mercado. Assim, e apesar de ser desenhada a pensar nos profissionais do ramo, esta formação também se pode destinar a não profissionais, para todos aqueles que pretendam cuidar das suas plantas da forma adequada e com a liberdade de escolha dos melhores produtos.

Aproveite a oportunidade e inscreva-se já na nova edição da formação em Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos. Adquira competências e conhecimentos para a manipulação e aplicação segura destes produtos, minimizando os riscos para o aplicador, o ambiente, espécies e organismos não visados e o consumidor, obtendo uma certificação para os próximos 10 anos de atividade.