Setor do Turismo Reforça Importância na Economia em 2019

Setor do Turismo Reforça Importância na Economia em 2019

As receitas turísticas em Portugal subiram 7,6% no primeiro semestre de 2019. Os últimos dados sobre a atividade turística mostram uma aceleração do crescimento, quer em número de hóspedes, quer em número de dormidas em estabelecimentos turísticos Portugueses.

Em 2017, Portugal já era o 14º destino mais competitivo do mundo, alcançando a 17ª posição mundial em chegada de turistas, e o 21º lugar mundial em receitas turísticas

Em 2018, o turismo reforçou a sua importância na economia, mantendo a posição de principal setor exportador. O peso das receitas turísticas representou 8,2% do PIB, e as receitas turísticas alcançaram 18,6% do peso das exportações globais. O número de hóspedes cresceu a um ritmo superior ao das dormidas, com os estrangeiros a serem responsáveis por 72,4% da ocupação. Apesar de as principais regiões de destino serem o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa e o Norte, a verdade é que todo o país apresenta bons indicadores.

Esta performance de crescimento favorável é de elevadíssima importância para a economia nacional, o que implica uma maior responsabilidade por parte dos agentes do setor. A pensar nisso, a Espaço Visual criou o curso de Enquadramento Legal da Atividade Turística, que permite habilitar os profissionais das várias áreas ligadas ao turismo de conhecimentos e competências legais em Unidades de Turismo. Para saber mais, clique no botão abaixo.

O curso destina-se a uma larga gama de agentes: diretores de estabelecimentos turísticos, quadros médios e superiores de empresas de turismo e de lazer, responsáveis pelo desenvolvimento estratégico de empresas e de destinos turísticos, gestores de marketing e comunicação em turismo, quadros superiores da administração pública (local, regional ou nacional), técnicos de turismo, profissionais de hotelaria e restauração, e outros profissionais com experiência e interesse no setor do turismo.

A formação de 25 horas em regime de e-Learning permite capacitar todos aqueles que pretendam iniciar ou desenvolvam atividade no turismo sobre a legislação relativa ao setor e, em especial, o enquadramento da atividade turística com a instalação, licenciamento e exploração de empreendimentos turísticos. A primeira edição deste curso já tem data de início marcada. Inscreva-se já!