Sistema de Incentivos Inovação Produtiva | Área Metropolitana de Lisboa

Sistema de Incentivos Inovação Produtiva | Área Metropolitana de Lisboa

A implementação do Sistema de Incentivos Inovação Produtiva tem criado uma importante dinâmica no investimento empresarial, que assume particular relevância ao nível das PME. O objetivo específico deste novo concurso consiste em dar continuidade à atração de novo investimento empresarial, através da tipologia designada por “Inovação Empresarial”, concedendo apoios financeiros a projetos que contribuam para o reforço da capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de bens e serviços, através do investimento empresarial em atividades inovadoras e qualificadas que contribuam para sua progressão na cadeia de valor.

São suscetíveis de apoio os projetos individuais em atividades inovadoras, apresentados por PME, que se proponham desenvolver um investimento inicial, relacionados com as seguintes tipologias:
a) A criação de um novo estabelecimento;
b) O aumento da capacidade de um estabelecimento já existente, devendo esse aumento corresponder no mínimo a 20% da capacidade instalada em relação ao ano pré projeto;
c) A diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento, sendo que os custos elegíveis devem exceder em, pelo menos, 200% o valor contabilístico dos ativos que são reutilizados;
d) A alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente.

No âmbito do investimento inicial, pode ainda ser incluída uma componente específica de formação de recursos humanos associada à participação de empresários, gestores e trabalhadores das empresas em ações de formação integradas no projeto em causa, que permitam uma melhor eficácia dos processos de inovação das empresas.

Os beneficiários dos apoios previstos neste aviso de concurso são empresas PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica da Área Metropolitana de Lisboa, mais concretamente dos concelhos de Mafra, Loures e Vila Franca de Xira, da freguesia de S. João das Lampas e Terrugem (concelho de Sintra) e de toda a antiga Península de Setúbal (áreas mencionadas no Auxílio Estatal nº SA.38571, ponto 2, (7), Quadro 2).

O apoio total obtido pela aplicação da taxa de financiamento sobre as despesas elegíveis será distribuído em duas componentes autónomas: 50% do valor total através de incentivo não reembolsável, e 50% do valor total através de incentivo reembolsável sem juros, sujeito a um plano de reembolsos.

O concurso decorre entre 23 de setembro e 29 de novembro de 2019. De forma a conhecer melhor esta operação, aceda aqui ao aviso de abertura.

Para obter apoio nesta matéria, deixe-nos os seus dados através do formulário abaixo, ou entre em contacto connosco através do endereço de e-mail dep.comercial@espaco-visual.pt ou através dos contactos telefónicos 224509047 / 917075852 / 911768809.