As certificações ambientais no turismo asseguram que uma unidade de alojamento obedece a um conjunto de requisitos de sustentabilidade ambiental, mas não só.
Fonte: Turismo de Portugal; Saldo Posi+ivo (Caixa Geral de Depósitos)
Por exemplo, para além da poupança de recursos ou da gestão eficiente de resíduos, estes critérios abrangem também a preservação da biodiversidade, a economia circular, a inclusão social, a promoção da cultura ou o crescimento económico sustentável.
Entre as estratégias mais relevantes, destacam-se, por exemplo:
- Numa escala global, os Objetivos de Desenvolvimento sustentável nas Nações Unidas;
- A nível nacional, a Estratégia Turismo 2027 do Turismo de Portugal.
Portanto, as certificações ambientais no Turismo asseguram que os alojamentos e empresas estão alinhados com estes objetivos. Cumprindo uma série de requisitos específicos de cada entidade certificadora, é atribuído à unidade turística o Selo de Sustentabilidade.
Alguns dos principais Selos de Sustentabilidade são:
Para requerer uma certificação, o alojamento deverá estabelecer e implementar uma política de sustentabilidade, enviando posteriormente evidências que demonstrem a sua execução à entidade responsável.
Estas entidades estabelecem os requisitos a cumprir ou podem permitir que os alojamentos escolham os que desejam implementar – havendo um número mínimo obrigatório de critérios.
Existem também entidades que atribuem a certificação em diferentes níveis, permitindo que os alojamentos progridam de patamar conforme o número de anos de certificação ou a implementação de mais medidas.
Já conhecia estas certificações?
Partilhe connosco a sua experiência!