O turista de 2030 pertencerá às gerações nascidas antes de 2010, com destaque para a Geração Z, que deve ser trabalhada desde já.
Geração Z (1997 – 2019)
Em 2030: 20-33 anos
A geração Z apresenta as seguintes caraterísticas, no que diz respeito ao turismo:
- Têm mais flexibilidade de horários, o que lhes permite viajar com mais frequência;
- As redes sociais desempenham um papel crucial, tanto como fonte de inspiração como para partilha;
- Estão sempre conectados através de dispositivos móveis e wearables, buscando a integração entre o online e o offline;
- Emergência dos nómadas digitais, profissionais que transformam o mundo no seu escritório;
- Viajam como forma de enriquecimento pessoal e recompensa pela rotina exigente, valorizando experiências que promovam o bem-estar;
- Foco crescente na saúde, bem-estar e estilos de vida saudáveis, com uma abordagem holística ao bem-estar mental e físico;
- Maior preocupação com questões éticas e ambientais;
- Preferem experiências personalizadas e adaptadas às suas preferências;
- Valorização do que é natural, autêntico e caraterístico do local.
Identifica-se com alguma destas caraterísticas?
Conte-nos nos comentários!