A Varroa destrutor é um ácaro parasita que vive agarrado às abelhas, parasitando-as e disseminando-se pelos favos de criação, principalmente nos zangões.
O ácaro adulto fêmea vive agarrando às abelhas adultas, alimentando-se de hemolinfa. Quando estas se dirigem para a célula da larva, a Varroa entra na mesma e migra para o fundo da célula, alimentando-se da pré-pupa.
A fêmea deposita os ovos, que se desenvolvem até ao estado adulto e alimentam-se da pupa. Os machos e as fêmeas, provenientes dos ovos, acasalam entre si e as fêmeas fecundadas abandonam a célula, agarradas às abelhas adultas.
A Varroa destrutor normalmente é observada agarrada ao abdómen ou ao tórax das abelhas adultas.
Este ácaro é vetor de inúmeros vírus, inclusive do vírus das asas deformadas. As asas das abelhas sofrem um atrofiamento no seu desenvolvimento.
Fonte: www.westernsydney.edu.au
A infestação do enxame afeta o desenvolvimento das abelhas e desencadeia a mortalidade da criação, surtos de ascosferiose e, em conjunto com a N. cerenae, pode estar associada a síndrome do colapso da colónia.
A Varroose, doença causada pela Varroa, é impossível de erradicar definitivamente. A Varroa pode ser controlada através da aplicação de tratamentos com produtos veterinários homologados para o efeito.
Conhecia este inimigo das nossas abelhas?
Conte-nos nos comentários!