A VISITA TÉCNICA DA APICULTURA, uma formação prática de campo dinamizada pela AgroB Business School EV, decorreu no passado dia 25 de setembro de 2021, com a colaboração de um dos nossos formadores e empresário, Eng. Tiago Moreira.
A visita teve origem nas instalações da Bee Prado onde se deu lugar a uma breve apresentação da empresa e demonstração dos equipamentos utilizados na atividade apícola. Nas instalações, os formandos tiveram a oportunidade de ver e reconhecer os materiais necessários à instalação e manutenção de um apiário, perceber quais os agentes ativos participantes na sanidade das abelhas, assim como o seu modo e forma de utilização, e quais os processos pelo qual o mel passa posteriormente à cresta (colheita do mel).
Figura: Logótipo da Bee Prado
Figura: Contextualização teórica nas instalações da Bee Prado
Figura: Apresentação do material apícola
Detentor de cerca de 550 colmeias divididas por 17 apiários, o Eng. Tiago elucidou os formandos relativamente às realidades e desafios do setor, nas diferentes regiões do país, a nível de mercado e da atividade apícola.
Figura: Eng. Tiago Moreira, gerente da Bee Prado
Posteriormente, a visita foi conduzida o apiário de Marrancos, onde foi demonstrado como seria um dia de trabalho do apicultor.
Figura: Chegada ao apiário
Neste apiário com cerca de 40 colmeias, os formandos puderam assistir à verificação das abelhas e a práticas diárias realizadas no período outonal, como a colheita de cera, verificação da criação, análise sanitária e os impactos da vespa asiática no setor apícola.
Figura: Recolha de rede de cera
Ao longo do período de análise, foram discutidas as diferentes localizações dos apiários, proximidades dos mesmos e propriedades que diferenciavam os diferentes tipos de mel. Foi dada a oportunidade de os formandos e formadores trocarem dúvidas e experiências entre si, obtendo informações úteis para o início da atividade.
Figura: Demonstração da criação e discussão sobre o seu estado atual
Concluiu-se assim mais uma iniciativa da AgroB, que pretende aproximar os novos produtores e interessados na realidade do setor apícola por quem já está integrado no setor.
Figura: Turma da Visita Técnica da Apicultura
Se não teve oportunidade de participar nesta prática de campo e tem interesse na área apícola, conheça o curso de Apicultura ou os cursos tutoriais sobre Técnicas de Reprodução e Multiplicação de Colónias e Maneio e Condução das Colónias ao Longo do Ano.