No passado dia 16 de julho decorreu a Visita Técnica de Apicultura, a segunda visita técnica que compõe o Ciclo de Visitas Técnicas de 2022 promovido pela AgroB Business School EV.
Estas visitas fazem parte de um conjunto de iniciativas promovidas pela AgroB em colaboração com diversas empresas e técnicos do setor com vista a aproximar interessados, iniciantes e produtores à realidade do setor, estimulando a partilha de experiências e networking.
Esta visita técnica foi dividida em duas componentes principais, a componente de prática de campo e a componente de sala. Com efeito, e de forma a tentar contornar um pouco o calor previsto, a visita iniciou-se pela componente de campo, num dos apiários do Formador Tiago Moreira.
Figura: Apiário do Formador Tiago Moreira onde se iniciou a Visita Técnica
Após o acolhimento dos Formandos, estes foram encaminhados para o apiário, e após a sua preparação no que respeita ao equipamento de proteção e sua devida colocação supervisionada pelo Formador Tiago e pelo experiente apicultor Sr. José Moreira, os Formandos puderam dirigir-se às colmeias e entrar em contacto com as protagonistas desta visita, as abelhas!
Figuras: Turma devidamente equipada e protegida acabada de chegar ao apiário
No apiário foram introduzidos alguns conceitos relativamente ao funcionamento das colónias e às operações práticas de manutenção das mesmas. Aqui, os Formandos para além de terem a oportunidade de fazer exercícios práticos como identificar a rainha no meio do resto da colónia, puderam visualizar e participar em algumas operações práticas, nomeadamente,
desdobramentos de colónias, introdução de rainhas, teste de monitorização da varroa e cresta.
Figura: Processo de desdobramento da colónia com identificação da rainha por parte dos Formandos
Figura: Teste de monitorização da varroa nas colónias
Terminadas as operações de manutenção do apiário, foi tempo para a pausa de almoço onde se recarregaram as energias, partilharam experiências e contactos, o que permitiu aumentar ainda mais a ligação entre o grupo.
Já nas instalações da Bee Prado, foi explicada a importância do tratamento das alças para evitar a sua deterioração pela traça-da-madeira entre utilizações. Posta a explicação teórica do funcionamento do armazém, os Formandos puderam pôr mãos à obra e ajudar no processamento da extração de mel.
Figura: Armazém onde se faz o tratamento das alças com enxofre para a traça-da-madeira
Nesta fase, os Formandos foram introduzidos à cadeia de processamento do mel, tendo-lhes sido possível ter uma maior perceção de como funciona todo o processo, desde a entrada dos quadros com mel até à expedição do produto para venda. À medida que se avançavam nas etapas de extração, todas as dúvidas eram esclarecidas.
Figura: Diferentes etapas da extração de mel onde os Formandos puderam participar ativamente
Em jeito de conclusão e para terminar a visita, foi feito um resumo de todos os pontos chave abordados ao longo do dia pelo Formador Tiago.
Figura: Apresentação teórica de forma a resumir e assimilar todos os temas abordados ao longo da formação
E desta forma terminou a Visita Técnica de Apicultura orientada pelo experiente Formador Tiago Moreira.
Figura: Turma de Visita Técnica de Apicultura
Se não teve oportunidade de participar nesta prática de campo e tem interesse na área apícola, conheça o Curso de Apicultura (próxima edição a 22/08) ou os Programas Tutoriais Técnicas de Reprodução e Multiplicação de Colónias e Maneio e Condução de Colónias ao Longo do Ano.