No passado dia 24 de fevereiro, realizou-se a última visita da 4ª Edição do Programa Avançado de Turismo em Espaço Rural, na Casa de Juste, localizada na freguesia de Torno, Lousada.
Este solar do século XVI exibe uma arquitetura com traços desde o medieval até ao barroco, com elementos únicos como uma janela no estilo manuelino e um altar de talha dourada do século XVI na capela. Adaptada para turismo de habitação, a Casa de Juste preservou o seu charme original, destacando-se pelos encantadores jardins e pela gastronomia, apontados como pontos-chave por quem a visita.
Figura: Sinal de entrada na Casa de Juste
Figura: Fachada do Edifício Principal da Casa de Juste
A visita foi orientada por um dos atuais proprietários, Fernando Guedes, que começou por apresentar as zonas comuns da “Casa do Pátio”, uma das habitações disponíveis no alojamento.
Figura: Fernando Guedes
Figuras: Sala de estar da Casa do Pátio.
Ao longo da visita, o proprietário partilhou a fascinante história da Casa de Juste, detalhando o seu funcionamento e os workshops realizados no espaço. Os alunos do Programa Avançado foram conduzidos pela zona de refeições, onde são servidos os pequenos almoços.
Figuras: Zona de refeições da Casa do Pátio.
A experiência continuou com a exploração dos quartos da casa, proporcionando aos participantes uma compreensão mais aprofundada das instalações e tipologias de alojamento disponíveis.
Figuras: Quarto da Casa do Pátio.
A visita estendeu-se pelos jardins da propriedade, incluindo a área da piscina e vinha, permitindo ainda aos participantes explorar a capela da quinta.
Figura: Participantes e formadores junto da casa principal.
Figura: Outra opção de alojamento, “Casa de Cocheira”
Figuras: Capela
Seguindo para outra zona de jardins, os participantes foram guiados até à residência dos proprietários, explorando a sala de estar, adornada com fotografias e quadros que narram a história da Casa de Juste, e a sala de jantar, onde se realizam os jantares de convívio com a família.
Figuras: Jardins junto à casa
Figuras: Áreas comuns da casa
O término da visita à propriedade foi marcado por um lanche preparado pela proprietária, Ana Guedes. Neste momento, os participantes degustaram iguarias produzidas na Casa de Juste, como o vinho verde, compotas e doces tradicionais da região de Lousada. O lanche foi servido na cozinha principal da casa, de estilo rústico, habitualmente utilizada para a realização de workshops de cozinha.
No final, os participantes visitaram a loja da Casa de Juste, onde tiveram a oportunidade de adquirir as iguarias demonstradas durante a visita.