A VISITA TÉCNICA DO MARACUJÁ, uma formação prática de campo dinamizada pela AgroB Business School EV, decorreu no passado dia 17 de julho de 2021.
A formação realizou-se nas instalações da Nominal Tropical, em Vagos – Aveiro. Inicialmente, os formandos assistiram a breve abordagem teórica, lecionada pela Eng.ª Sandra Ferreira, onde foram expostas as principais características da cultura, assim como as operações para a instalação, manutenção, colheita e proteção fitossanitária.
Figuras: A Eng.ª Sandra Ferreira iniciou a formação com uma abordagem teórica nas instalações da Nominal Tropical
De seguida, a turma deslocou-se ao pomar em estufa da Nominal Tropical, onde foram apresentadas e discutidas diversas práticas inerentes à cultura do maracujá roxo. As práticas abordadas incluíram os tipos de preparação e cobertura do solo, e as situações em que devem ser utilizados, o sistema de condução e operações de poda, e a gestão de colheita e proteção fitossanitária (principais pragas e doenças).
A turma teve ainda a oportunidade de ver a parcela recém-plantada de maracujá amarelo, e quais as principais diferenças entre este e o maracujá roxo.
Figuras: Visita ao pomar de maracujá produzido em estufa
Após a visita à plantação em estufa, os formandos dirigiram-se à unidade de acondicionamento, onde foram elucidados sobre conceitos e procedimentos da pós-colheita, assim como exigências de qualidade do mercado, e o seu impacto no valor do fruto.
Figuras: Unidade de acondicionamento da Nominal Tropical
Por fim, realizou-se a visita à plantação em macrotúnel, onde foi discutida a floração do maracujá e a necessidade de proteção contra o vento na produção ao ar livre e em macrotúnel. Foram também expostas as vantagens e desvantagens da produção em estufa e em macrotúnel.
Figuras: Visita ao pomar de maracujá produzido em macrotúnel
Um dos pontos fortes desta visita foi a presença de membros da empresa, que transmitiram as principais vantagens e dificuldades desta cultura, informações importantes sobre o mercado do maracujá, erros cometidos no passado e aspetos a melhorar na sua exploração.
Assim decorreu esta iniciativa da AgroB, com o objetivo de aproximar novos produtores e entusiastas da cultura à realidade de quem já iniciou a produção de maracujá.
Figura: Turma da Visita Técnica do Maracujá, com a formadora Eng. Sandra Ferreira, equipa da Nominal Tropical e equipa da AgroB
Se não teve oportunidade de participar nesta visita e tem interesse em investir numa cultura inovadora como esta, a AgroB apresenta-lhe o curso sobre a Cultura do Maracujá e o curso tutorial Modelo Técnico-económico do Maracujá, para que reúna as competências necessárias para alcançar o sucesso na produção de maracujá!